• SI2E | Regiões do Algarve e Alentejo

SI2E | Regiões do Algarve e Alentejo


Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego
Foram publicados avisos de candidatura no âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E) para a região do Algarve até 235.000 euros de investimento e para a região do Alentejo até 100.000 euros de investimento. Estes avisos visam apoiar pequenos negócios e a concretização de oportunidades de criação de valor ancoradas nos recursos e ativos endógenos das regiões envolvidas. Destina-se à criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, devendo englobar a criação líquida de emprego.

Para efeitos de investimento físico, as despesas elegíveis englobam máquinas e equipamentos essenciais para a atividade, software, serviços de arquitetura e engenharia, estudos, obras de remodelação ou adaptação (sujeitas a limitações a definir nos avisos de candidatura), participação em feiras e exposições no estrangeiro.

Para efeitos de criação de emprego, são elegíveis as despesas com remuneração de postos de trabalho criados, nas seguintes situações:

•  Criação do próprio emprego;

•  Criação de postos de trabalho para desempregados inscritos há mais de 6 meses no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), incluindo desempregados de longa e muito longa duração;

•  Criação de postos de trabalho para jovens até 30 anos à procura do primeiro emprego inscritos no IEFP como desempregados há pelo menos 2 meses.

O incentivo assume a forma não reembolsável. 

Para o investimento físico, a taxa máxima de apoio pode ir até 60% das despesas elegíveis.

Para o investimento relacionado com a criação de emprego, o incentivo é atribuído através da comparticipação total das remunerações de postos de trabalho criados e tem como limite mensal o valor correspondente ao Indexante de Apoio Social (IAS) que é de 421,32 euros, observando períodos máximos de comparticipação por tipo de contrato e majorações previstos nos avisos de candidatura.

A fase de candidaturas termina no final de Dezembro de 2018.

Contacte-nos para mais informações: (+351) 217 121 050 | geral@financertus.pt